Swami Vivekananda – Maçons Famosos no mundo

De líderes às cidades, como a Índia deve muito à ordem Maçônica.

Swami Vivekananda, Pandit Motilal Nehru, Rajendra Prasad e Fakhrudin Ali Ahmed estão entre alguns dos principais líderes indianos que se acredita terem se juntado à Maçonaria.

Em 19 de fevereiro de 1884, o jovem Narendranath Datta foi iniciado na Loja “Anchor and Hope” nº 1, da Grande Loja da Índia, e se tornou maçom. Dentro de três meses, Datta, de 21 anos, foi elevado ao grau de ‘Mestre Maçom’. Após nove anos, o mundo viria reconhecer esse jovem adulto como um dos maiores líderes espirituais já nascidos na Índia e o primeiro a trazer a filosofia hindu para o ocidente. Narendranath, que na época era conhecido como Swami Vivekananda, surpreendeu a todos ao falar sobre cultura e religião hindus no Parlamento Mundial das Religiões em Chicago, em 1893.

Acredita-se que os maçons ajudaram Swami Vivekananda durante seu tempo em Chicago. Mas quem são os maçons e por que sabemos pouco sobre eles?


  

Swami Vivekananda
Swami Vivekananda

  

Cena do documentário sobre Vivekananda, onde aparece, ao fundo, uma Loja Maçônica.
Cena do documentário sobre Vivekananda, onde aparece, ao fundo, uma Loja Maçônica.

A origem precisa da maçonaria é discutível, mas a teoria central afirma que a prática evoluiu de “guildas medievais de pedreiros”. Esses pedreiros eram os arquitetos das grandes catedrais da Europa e protegiam seus ofícios da influência externa, mantendo um juramento de segredo. Jay Kinney, maçom e autor do livro Mito Maçônico, repete que esses grupos ou sociedades de maçons foram posteriormente dominados por classes intelectuais ou de elite, mantendo os rituais antigos, mas evoluindo para uma fraternidade mais sofisticada.

Maçonaria, Maçonaria, Iluminados, Dan Brown, Sociedade Secreta, Teoria da Conspiração, Inferno, Dan Brown Inferno, Swami vivekananda, motilal nehru, paquistão

Os muitos mistérios

Swami Shantatmananda, da Missão Ramakrishna em Delhi, quando contatado, disse à Indian Express que as evidências literárias de Swami Vivekananda como membro da Maçonaria são limitadas a uma de suas biografias escritas por seus seguidores. Em 12/06/2019, Swami Shantatmananda, juntamente com Swami Nirmalatmananda, presidente da Ordem Ramakrishna no Brasil e a Presidente do Centro da Ordem em Brasília, Drª Lívia Borges, foram agraciados com a Medalha do Mérito Brasília (leia matéria aqui).

Swami Shantatmananda agraciado com a Medalha do Mérito Brasília

Além de Swami Vivekananda, acredita-se que vários líderes indianos importantes se juntaram à Maçonaria no passado. Pandit Motilal Nehru, Rajendra Prasad (primeiro presidente da Índia independente), e Fakhrudin Ali Ahmed são apenas alguns nomes entre muitos. Qualquer prova documental sobre suas passagens pela Maçonaria são, no entanto, difíceis de encontrar.

Maçonaria, Maçonaria, Iluminados, Dan Brown, Sociedade Secreta, Teoria da Conspiração, Inferno, Dan Brown Inferno, Swami vivekananda, motilal nehru, paquistão
Pandit Motilal Nehru fazia parte da Maçonaria na Índia

Em sua autobiografia, Harivansh Rai Bachchan escreve sobre Pandit Motilal Nehru:

Babu Rajaram era amigo de Motilal Nehru; Vi uma fotografia dele e de Motilal em trajes de maçons; Lembro-me de que havia um alojamento de maçons em algum lugar da cidade. Motilal Nehru gostava de instituições desse tipo e mais tarde foi atraído pela Sociedade Teosófica ”.

No ocidente, grandes líderes como Franklin D Roosevelt, Theodore Roosevelt, George Washington, entre outros, se juntaram à Maçonaria. Essa estreita relação da Maçonaria com os líderes mundiais influenciou muitos movimentos em todo o mundo, incluindo a revolução francesa e americana e o movimento da independência indiana.

Se os maçons realmente desempenharam esse papel, então por que é que raramente se fala em sua contribuição?

Maçonaria, Geometria e Arquitetura

“Toda a Delhi foi planejada usando duas formas geométricas específicas: o triângulo e o hexagrama. O fato de a cidade imperial de Délhi ter sido planejada usando triângulos e hexagramas não é surpreendente, uma vez que a maioria da realeza inglesa tinha elos maçônicos e o próprio Edwin Lutyens tinha elos maçônicos ”, disse Ashwin Sanghi, autor da Rozabal Line e outros livros.

“Da mesma forma, a forma de Connaught Place foi projetada por Robert Russel, que também era Maçom. A inspiração para Connaught Place foi o edifício Royal Crescent (em Bath, Inglaterra). Por que o Royal Crescent e o Connaught Place foram projetados nessas formas específicas? O crescente (Connaught Circus) representa a lua, enquanto a porção central (a área circular do parque) representa o sol. Mais uma vez, o sol e a lua figuram com destaque entre os símbolos maçônicos ”, acrescenta.

Maçonaria, Maçonaria, Iluminados, Dan Brown, Sociedade Secreta, Teoria da Conspiração, Inferno, Dan Brown Inferno, Swami vivekananda, motilal nehru, paquistão
O edifício Royal Crescent em Bath

Dizem que os pedreiros projetaram as maravilhas arquitetônicas do mundo antigo, incluindo o Templo de Salomão. De acordo com a teoria tradicional de sua origem, que foi proposta apenas seis anos após o estabelecimento da primeira Grande Loja em Londres em 1717, a prática está intimamente relacionada à geometria divina implantada por Deus no coração dos homens.

Assim, muitos sinais e símbolos que adornam os templos e trajes maçônicos se assemelham às formas geométricas. A estrela de Davi é a mais popular entre todas. Isso, juntamente com a longa tradição de sigilo, levou à crença de que era uma conspiração judaica, convidando a reação dos fundamentalistas islâmicos e da Igreja. Em 1983, a prática foi proibida no Paquistão e seus edifícios foram controlados pelo governo. No início de janeiro de 2016, o FBI frustrou um atentado contra o Centro Maçônico de Milwaukee, por Samy Mohamed Hamzeh.

Maçonaria, Maçonaria, Iluminados, Dan Brown, Sociedade Secreta, Teoria da Conspiração, Inferno, Dan Brown Inferno, Swami vivekananda, motilal nehru, paquistão
Assim, muitos sinais e símbolos que adornam os templos e uniformes maçônicos se assemelham às formas geométricas. A estrela de Davi é a mais popular entre todas.

Maçonaria na Índia

A fraternidade dos maçons na Índia está prosperando. Não houve relatos de qualquer oposição importante à sua existência no passado. Trazidos para a Índia pelos britânicos, agora existem 380 lojas espalhadas por todo o país, controladas pela Grande Loja da Índia (Nova Délhi). Segundo o Grande Secretário VK Gupta, existem cerca de 30.000 maçons registrados na Índia, dos quais 30% são jovens. “Mais e mais pessoas estão demonstrando interesse na fraternidade”, diz ele.

Maçonaria, Maçonaria, Iluminados, Dan Brown, Sociedade Secreta, Teoria da Conspiração, Inferno, Dan Brown Inferno, Swami vivekananda, motilal nehru, paquistão
Segundo o Grande Secretário VK Gupta, existem cerca de 30.000 maçons registrados na Índia, dos quais 30% são jovens. 

O atual Grão-Mestre’ é Harcharan Singh Ranauta. A Maçonaria não é uma religião, e não impõem quaisquer restrições a seus membros. “Nossos rituais e práticas são mantidos em segredo apenas para garantir que os maçons possam se identificar facilmente. Um maçom na Índia pode ir para qualquer outro país e ele será tratado como parte da fraternidade e ajudado por eles ”, diz um maçom que não quis divulgar seu nome.

A Grande Loja da Índia administra uma policlínica dentro de seu complexo em Janpath, em Nova Délhi, e também está envolvida em muitas atividades filantrópicas e de desenvolvimento.

 Em 12 de fevereiro de 1985. a Loja Vivekananda (No.254) foi consagrada em homenagem ao monge, e se reúne nos 2º sábados em Kanyakumari, Índia.

 

Texto Adaptado da matéria original, publicada pelo Indian Express (2016)