História

Loja_Brasilia0Fundada em 18/07/1973, originalmente com o título distintivo de A.’. R.’. L.’. S.’. Santos Dumont, a Loja Maçônica Brasília é federada ao Grande Oriente do Brasil, do qual recebeu o número 1882, e jurisdicionada ao Grande Oriente do Distrito Federal, trabalhando no Rito Escocês Antigo e Aceito.

Os fundadores, muitos deles trabalhando incansavelmente pela consolidação da Maçonaria no Distrito Federal, não mediram esforços para solidificar as bases da Loja Brasília, ao mesmo tempo que desempenhavam suas funções Maçônicas em outras Lojas da Jurisdição.

Ao longo de sua existência, a Loja Brasília desenvolveu inúmeras atividades de cunho social e beneficente, participando ativamente do engrandecimento da Ordem no Distrito Federal.

Pouco após sua fundação, em 1975, desencadeou a Campanha do Natal da Família dos Presidiários, consolidando a Gestão daquele período. Esta atividade perdurou por muitos anos.

Nos anos seguintes a Loja, dando continuidade às ações sociais, desenvolveu vários projetos, dentre os quais se destacam: A sessão em avant-premier do filme Tubarão(1979); lançamento do livro de poesias Face a Face, de autoria dos Irmãos Valquírio e Avary (1983); aquisição do terreno onde hoje funciona o Abrigo dos Excepcionais da Ceilândia (1984), instituição que recebeu pleno apoio da Loja ao longo de sua existência;  distribuição de cadeiras de rodas e apoio às obras assistenciais Casa da Mãe Preta, Casa do Caminho e Lar Infantil Chico Xavier(2009/2013).

Dentre as campanhas promovidas pela Loja anualmente, destacam-se a de arrecadação de alimentos e agasalhos para distribuição à famílias carentes, a promoção de palestras de interesse público, bem como a efetiva participação nas atividades desenvolvidas pelo Grande Oriente do Brasil e pelo Grande Oriente do Distrito Federal.

Quando da transferência do Grande Oriente do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, em 1978, alguns dos membros da Loja Brasília tiveram fundamental participação na recepção do Poder Central, colaborando ativamente em sua instalação definitiva em Brasília(DF).

Em 2003, por decisão da Assembléia, foi concedida pelo Grande Oriente do Brasil, através do Ato n. 3719, de 11/03/2003, autorização para mudança de seu Título Distintivo para Augusta e Respeitável Loja Simbólica Brasília n. 1882.

Merece especial destaque a atuação das cunhadas ao longo da história da Loja Brasília, pela promoção de campanhas e ações sociais que favorecem aos mais carentes, sempre com o carinho e dedicação que tornam este ato ainda mais significativo.

Em 2008, a Loja Brasília recebeu o Título de Benfeitora da Ordem, através do Ato n. 10.570, datado de 06/11/2008, e assinado pelo Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, o qual honrou a Loja com sua presença, em Palestra Magna Pública comemorativa do 36º aniversário de sua Fundação, realizada no dia 29/06/2009.

Em 2011 é editado o livro “Do Nível ao Prumo”, compilação de dezenas de Peças de Arquitetura de autoria dos membros da Loja.

Em 18/07/2013 a Assembléia decide, por unanimidade, alterar o Estandarte e o Timbre da Oficina, refletindo a forte ligação com a cidade que dá nome à Loja: Brasília. Na ocasião foi também instituída a Medalha do Mérito Brasília, agraciando anualmente um grupo de Maçons e não-Maçons em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Ordem Maçônica, à nossa capital e, em particular, à Loja Maçônica que tem o nome de nossa cidade: Brasília.

Ao longo de sua história a Loja Brasília, não possuindo sede própria, ocupou espaços de algumas co-irmãs, realizando suas Sessões atualmente no Templo da Loja Acácia do Planalto, localizado na EQS 102/103, Centro Empresarial São Francisco, Cobertura, Brasília(DF), terças-feiras, às 20hs.

X

Pin It on Pinterest

X